Conheça a RTVE

A RÁDIO E TELEVISÃO EDUCATIVA DO PARANÁ - CNPJ sob n.º 80.234.537/0001-55,

Pessoa jurídica de direito público, autarquia vinculada à Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, com sede nesta Cidade de Curitiba, à Rua Júlio Perneta, n. º 695, Mercês,

A Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) é responsável pela operação e administração das emissoras TV Paraná Turismo e Paraná Educativa FM – todos órgãos da Secretária de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

TELEVISÃO

A programação da TV PARANÁ TURISMO está sendo disponibilizada em TV Aberta HD (High Definition) pelo sinal digital no canal 9.1 para toda Curitiba e Região Metropolitana, também pela TV a cabo dentro da Operadora NET e por meio do satélite Brasilsat C2 – o mesmo onde estão disponíveis os sinais das maiores redes brasileiras de TVs comerciais –, expandindo o sinal não apenas no território nacional, mas também em vários países da América do Sul, com alcance potencial de mais de 28 milhões de parabólicas.

Também, em conformidade com as normas da ANATEL, para algumas localidades no Interior do Paraná, a programação é disponibilizada por TV aberta através de transmissores Analógicos.

JORNALISMO

A TV Paraná Turismo tem o objetivo de fomentar e divulgar o turismo e a cultura paranaense, com uma programação variada, abrangente e que valoriza os valores e as belezas da nossa terra e da nossa gente.

A emissora produz conteúdos de alta qualidade para difundir, propagar e apresentar as belezas naturais, a cultura, a história, o meio ambiente, a vida no campo, a gastronomia, os esportes, o turismo regional, o bem-estar e a arte no estado do Paraná.

Neste exercício, os estúdios foram reformados e adaptados para atender as novas demandas de programação.

Além dos programas já produzidos e em exibição, a emissora implantou um telejornal, um programa de entrevistas e mais 5 novas atrações que englobam e valorizam o turismo e a cultura do Paraná. Salientamos a ampliação de parcerias, com o acréscimo de programas da TV BRASIL – EBC na grade de programação da TV PARANÁ TURISMO,

Ainda vale evidenciar o incremento no planejamento da grade, com a publicação do Edital de Chamamento Público para a Seleção de Produções Audiovisuais, que tem por objetivo estimular e dar visibilidade às produções locais.

RÁDIOS AM E FM 

COBERTURA

A Paraná Educativa 630 kHz Am tem alcance em toda a Região Metropolitana . Sendo que a FM 97-1 MHZ cobre uma área de cerca de 100 km ao redor de suas transmissoras localizados no Bairro Pilarzinho – Curitiba.

AUDIÊNCIA

Média geral de 4 mil ouvintes hora. Aos finais de semana (sábado e domingo, faixa da manhã), a FM 97.1 chega a alcançar mais de 12 mil ouvintes hora.

PROGRAMAÇÃO

A programação musical prioriza o melhor da Música Brasileira e da produção de artistas locais.

A cobertura cultural e artística paranaense, além do noticiário regional, demonstram o tom de uma grade que mantém a pluralidade de conteúdo. São 24 horas de programação local nas duas emissoras.

PROGRAMAS

Ao todo são produzidos mais de 50 programas, englobando próprios ou de iniciativa de artistas, pesquisadores e produtores do cenário artístico e cultural de Curitiba.

REDES SOCIAIS

A Diretoria de Relações Institucionais da RTVE é responsável também por elaborar, planejar e produzir conteúdos para as redes sociais e para os sites da Rádio e Televisão Educativa do Paraná.

O planejamento dos conteúdos segue a linha editorial da RTVE alinhada com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura e com os demais órgãos de imprensa do Governo do Estado do Paraná.

 É importante ressaltar também que o processo de reformulação e criação dos sites http://www.paranaeducativafm.pr.gov.br/ e http://www.tvparanaturismo.pr.gov.br/ está sendo acompanhado junto à EPR conteúdos e à CELEPAR, por este setor juntamente com as demais diretorias.

Os conteúdos criados pelo Núcleo das Redes Sociais contemplam as diversas expressões artísticas acerca dos sub-temas que envolvem o Turismo no Paraná. São temas das nossas peças: Arte e Cultura, Aventura, Meio Ambiente, Agroturismo, Gastronomia, Esporte, Pesca Esportiva, Educação, Ciência e Tecnologia, oriundos das mais diversas regiões do Estado.